Morris West - 1


    Na  década de 80 li muito este autor, ontem lembrei dele pois estava passando o filme Advogado do diabo , por isso trarei alguns de seus clássicos, hoje posto alguns....
As sandálias do pescador

Foi escrito no início dos anos 60, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética. Considerado "profético" por alguns, pois sua trama antecipa em cerca de 20 anos (1963) a eleição de um Papa vindo de um país comunista do leste europeu, que assume o Vaticano praticamente no mesmo ano que seu torturador chega ao poder na URSS. Entre ambos se estabelece um diálogo de grande transcendência sobre a convivência pacífica dos povos. Os perigos de um conflito atômico, o debate entre ciência e religião, amor e pecado são temas que se entrelaçam neste livro. É como se West, ao escrever "As sandálias do pescador", idealizasse uma possibilidade de paz num momento politicamente tão difícil.

O verão do lobo vermelho 


                   O livro foi escrito na década de 70. Morris West tencionava chegar à uma escrita simples, que lhe parecia quase inatingível. Mas foi isso que ele conseguiu registrar na obra: a simples aventura primitiva de viver.
Experiência vivida pelo próprio autor, que, numa tentativa de fuga da sociedade "violenta e complexa demais", resolve aceitar o convite de um amigo para descansar numa remota ilha da Escócia. A partir daí, começa seu pesadelo: Conhece o Lobo Vermelho e acaba se envolvendo em tramas misteriosas e mágicas. 







O Advogado do Diabo


O australiano Morris West apresenta a política por trás da santificação, quando interesses maiores da Igreja Católica ou de terceiros podem pressionar a mudança dos fatos históricos.
Durante um processo de canonização, um investigador do Vaticano visita um vilarejo miserável do sul da Itália nos anos após a Segunda Guerra Mundial. O suposto santo é Giacomo Nerone, um homem que foi morto por comunistas nos últimos dias do conflito e que foi proclamado santo pelos habitantes locais após a sua morte.
O "advogado do diabo" é o padre Braise Meredith, que recentemente recebeu o diagnóstico que tem poucos meses de vida e como último trabalho para a Igreja precisa separar milagres reais das superstições dos camponeses. Ao longo de sua investigação ele entrevista diversos personagens locais e suas relações com Nerone, e encontra problemas que poderiam impedir a canonização.

Aí está o grande conflito interno do padre Meredith. Seria justo mentir sobre alguns dados ao Vaticano tendo em vista o bem que a canonização traria a todas aquelas pessoas do povoado?

Comentários